QUARTA, 19/02/2020, 19:01

Prefeitura prepara escala especial para atender doentes de dengue no Carnaval

Seis unidades básicas, além das UPAs, vão funcionar normalmente na segunda e na terça-feira. No sábado, prefeitura realiza novo mutirão de limpeza na zona norte.

A Secretaria Municipal de Saúde fez mudanças no horário de atendimento de algumas unidades básicas de Londrina em prol do tratamento das pessoas que têm dengue em Londrina. Segundo o último boletim divulgado pelo município, mais de sete mil londrinenses procuraram os serviços desde o início do ano apresentando os sintomas iniciais da doença. Até quarta-feira, a secretaria concentrava o atendimento exclusivo para os infectados na UBS da Vila Ricardo, na área central. Agora, essa exclusividade foi transferida para o posto da Vila Casoni, na mesma região, que passou a atender de segunda a sexta-feira da sete da manhã às sete hora da noite. Já a unidade do conjunto Aquiles Stenghel, na zona norte, teve as tardes reservadas para o atendimento dos doentes de dengue. Até a uma da tarde, a UBS vai dar conta das consultas e demandas diversas da chamada Atenção Básica. Da uma às sete da noite, o posto vai atender exclusivamente pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Com as mudanças, usuários da UBS do jardim Ideal, em reforma, que estavam sendo atendidos na Vila Casoni, vão precisar procurar atendimento nos postos do Lindoia e da Vila Ricardo. Já o pessoal da própria Casoni vai ser atendido na unidade do CSU.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destaca, ainda, que essa escala especial vai se manter, inclusive, durante o feriado de Carnaval. Na segunda e na terça-feira, os postos do Aquiles, do Parigot de Souza, da Vila Casoni, do Alvorada, da Vila Ricardo e do jardim Itapoã vão atender exclusivamente contra a dengue das sete da manhã às sete da noite. As UPAs e hospitais da cidade também vão atender normalmente no feriadão. O secretário explica que o fechamento de todas as UBS poderia prejudicar o tratamento dos doentes, que precisam ter um acompanhamento ininterrupto por pelo menos sete dias.

Outra atividade prevista para o feriadão é a realização de um novo mutirão de limpeza na zona norte de Londrina. Dessa vez, devem ser atendidos os moradores do conjunto Luis de Sá, conforme o secretário.

Por Guilherme Batista

Comentários