TERCA, 30/01/2018, 18:44

Prefeitura reforça limpeza dos mais de 50 mil bueiros de Londrina

Equipes encontram de tudo dentro das galerias de águas pluviais da cidade, de garrafinha plástica a monitor de computador.

O trabalho é rotineiro, feito durante todo o ano, mas é na temporada de chuvas mais intensas que a limpeza dos bueiros da cidade foi reforçada. Diariamente são aproximadamente 20 bocas de lobo limpas, em um mês cerca de 250. Mas isso depende da quantidade de sujeira encontrada em cada um. Algumas têm tanto lixo e entulho, que a limpeza fica bem mais demorada.

O secretário de Obras, João Verçosa, explica que além das folhas e galhos de árvores e plantas que acabam carregados pela chuva para o bueiro, há também muito lixo. E se a água não tem pra onde escoar, é alagamento na certa.

A limpeza das bocas de lobo é feita com um caminhão equipado com uma mangueira de alta pressão, que vai abrindo espaço e desobstruindo a galeria. O secretário de Obras afirma que durante as limpezas se encontra de tudo dentro dos mais de 50 mil bueiros de Londrina.

Da garrafinha plástica, um dos objetos mais encontrados, a monitor de computador e capacete de motociclista.

Outro problema, segundo João Verçosa, são os materiais carregados de obras, como areia, terra e brita, que também acabam entupindo as galerias.

De acordo com o Secretário de Obras, o problema não se resume às áreas mais baixas da cidade, também ocorre nas regiões altas, como o Centro. João Verçosa fala em consciência de cada morador.

Na semana passada, a equipe da secretaria de Obras passou por ruas da área central e também da zona norte da cidade.

Comentários