QUINTA, 18/07/2019, 18:59

Prefeitura suspende edital da decoração de Natal

Decisão foi tomada depois de questionamentos feitos pelo Observatório de Gestão Pública em relação à falta de competitividade e a justificativa dos investimentos.

O edital de R$ 3,4 milhões publicado pela Prefeitura de Londrina para contratar a empresa que vai ficar responsável pela decoração de Natal da cidade foi suspenso temporariamente. Pela licitação, a empresa vencedora do certame ficaria responsável por instalar a iluminação e totens decorativos, além de executar projeções mapeadas pela cidade. Do total previsto para o serviço, só a iluminação deve consumir grande parte, até R$ 2,8 milhões.

O presidente do Observatório de Gestão Pública, Rafael Carvalho, explica que o órgão encaminhou alguns questionamentos sobre o edital para a Prefeitura e acabou convocado para detalhar esses pontos. A reunião teve a participação de representantes do Observatório, da Codel e da Secretaria de Gestão Pública, e ficou definida a suspensão temporária do certame.

Rafael Carvalho diz que o primeiro questionamento feito foi em relação ao fato de uma única empresa assumir um contrato grande e de valor significativo, que limitaria a competitividade e a concorrência.

Outro ponto é a justificativa apresentada na licitação, de que a decoração de Natal traria benefícios para a cidade. Rafael Carvalho alega que falta embasamento técnico aos argumentos apresentados no edital.

De acordo com o presidente do Observatório, os questionamentos foram encaminhados pela Secretaria de Gestão Pública à Codel, que se comprometeu a estudar os pontos levantados e avaliar a possibilidade de fazer as mudanças no edital.

Tentamos contato com o presidente do Instituto de Desenvolvimento, Bruno Ubiratan, mas até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.

Comentários