QUARTA, 14/10/2020, 14:19

Prêmio incentiva produtores de soja a aumentar produtividade no campo

Com uso de tecnologia e boas práticas, o ganhador da iniciativa da Cooperativa Integrada teve eficiência três vezes maior que a média da produção da cultura no Estado

A busca por produtividade para a soja, a commoditie mais exportada pelo Brasil, é uma corrida que vale ouro.   Para estimular a produtividade e rentabilidade no campo o programa Produtividade Integrada criou um concurso para estimular o uso de alta tecnologia e adoção de boas práticas de manejo do solo como forma de alcançar índices de produtividade cada vez maiores para a cultura. O mesmo concurso já havia premiado produtores da safra de inverno: de milho e trigo.

No concurso Produtividade Integrada para a soja, referente ao ciclo 2019/2020 os resultados surpreenderam o corpo técnico da cooperativa londrinense. O maior índice registrado foi da regional Ubiratã (PR), com um recorde de 6.120 quilos  por hectare na propriedade do cooperado Leoci Salvetti.

De acordo com o Irineu Baptista, gerente técnico da Integrada,  o número alcançado é quase três vezes acima da média da produção paranaense que é de 2177 quilos  por hectare.  Ele explica que o resultado é fruto de investimento em boas práticas no manejo do solo.

O segundo colocado foi o cooperado Mateus Weber, da regional Guaíra (PR), com 5.938 kg/ha.  Já a associada Keiko Suguiura, da regional Arapongas, aqui no Norte do Paraná, ficou na terceira colocação com 5.846 kg/ha. Dos mais de 200 inscritos no Produtividade Integrada, mais de 50% registraram índices de produtividade acima dos 4 mil kg por hectare.  Os vencedores no âmbito geral receberão um troféu e uma viagem nacional com acompanhante, mas Ireneu Baptista destaca que o mais importante do concurso não é o prêmio, mas sim a busca por alcançar a rentabilidade com prática sustentável.

Para participar do Produtividade Integrada é preciso ser cooperado da Integrada, inscrever-se na data estabelecida pela cooperativa, ser acompanhado por um técnico e adquirir os insumos  recomendados.   

Por Guilherme Marconi

Comentários