QUARTA, 25/09/2019, 18:34

Presidente de Comissão Especial da Câmara finaliza relatório das clínicas psiquiátricas de Londrina e apresenta melhorias para a prestação do serviço

Relatório da Comissão será apresentado na sessão da próxima terça-feira na Câmara de vereadores e depois encaminhado ao estado e ao Ministério Público.

A Comissão Especial de Acompanhamento das Investigações sobre as Clínicas Psiquiátricas finalizou o relatório na última terça-feira. Agora o presidente da Comissão vai apresentar o relatório publicamente na sessão da Câmara da próxima terça-feira.

A Comissão foi criada em março desse ano, após o Ministério Público deflagrar a Operação Hipócrates, que investiga supostas irregularidades nos atendimentos a pacientes do SUS nas duas unidades que prestam serviços ao município.

De acordo com o presidente da CE, vereador Vilson Bittencourt, a conclusão do relatório aponta possíveis melhorias para o atendimento em Londrina. Depois de visitar a Clínica Psiquiátrica de Londrina e a Villa Normanda, além de clínicas em Maringá que prestam o mesmo serviço, foi possível elaborar propostas que viabilizam um atendimento mais humano, inclusive com proximidade de familiares.

A Clínica Psiquiátrica de Londrina tem 200 leitos para pacientes encaminhados, de diferentes municípios do estado, pela Central de Regulação de Leitos. Já a Villa Normanda tem 65 leitos, todos para homens dependentes químicos. No total, as duas têm uma equipe de cerca de 200 funcionários, de cozinheiros a terapeutas ocupacionais, além de profissionais de enfermagem, farmacêuticos e nutricionistas.

As clínicas recebem recursos públicos de convênios com a União, o Estado e o Município.

De acordo com o vereador, as propostas serão apresentadas a Secretaria Municipal de Saúde, ao governo do estado para a Secretaria Estadual de Saúde e para o Ministério Público.

Por Bruno Carraro

Comentários