SEGUNDA, 04/01/2021, 18:32

Processo Seletivo Simplificado acontece neste domingo (10)

Apesar do sindicato da categoria discordar da decisão, prova será realizada presencialmente e a expectativa é de 40 mil candidatos.

Marcada inicialmente para dezembro de 2020, o processo seletivo para contratação de quatro mil professores temporários para a rede estadual de educação está marcado para este domingo (10). Os testes serão realizados presencialmente nas cidades-sede dos 32 Núcleos Regionais de Educação.

Segundo a Secretaria de Educação, os dados de ensalamento dos candidatos poderiam ser verificados a partir desta segunda-feira (4). No entanto, de acordo com Rodrigo Nunes, secretário de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato em Londrina, durante o período da manhã, as informações ainda não estavam disponíveis.

Por conta da pandemia da Covid-19, o teste precisou ser adiado duas vezes como medida para evitar o crescimento dos casos no estado. Ainda assim, o sindicato da categoria afirma que o momento não é adequado para realização da prova.

Para Nunes, o atual cenário da pandemia não apresenta condições favoráveis para aplicação do processo seletivo com segurança. Segundo o secretário, a manutenção da prova é uma irresponsabilidade e coloca tanto os candidatos, como a organização em risco.

O professor explica que o sindicato vai reforçar formalmente o posicionamento contrário à realização da prova neste domingo. No mês de dezembro, o Ministério Público do Paraná pediu na Justiça o adiamento da prova. De acordo com o secretário, a situação epidemiológica do estado não apresentou melhoras desde então e, por isso, a aplicação do teste na data definida seria inviável.

Nunes ainda afirma que o sindicato está estudando novas medidas judiciais e espera que Ministério Público formalize um indicativo de adiamento do processo seletivo nos próximos dias.

A Secretaria de Educação informou que o protocolo de prevenção que acompanha a prova foi aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde. Dentre as medidas adotadas para evitar a propagação do coronavírus estão o uso obrigatório de máscara, higienização dos locais e espaçamento das carteiras, além de disponibilização de álcool em gel. A pasta também afirmou que o quantitativo de professores contratados pode ser ampliado ao longo de 2021. Os salários para os aprovados podem atingir mais de R$3.500.

Por Victor Assis

Comentários