QUINTA, 14/12/2017, 18:41

Procon alerta para cinco passos indispensáveis na hora das compras de Natal

Entre os pontos que o consumidor precisa ficar atento, a procedência das mercadorias e a política de troca do estabelecimento.

São cinco passos que, segundo o coordenador do Procon de Londrina, podem ser de grande ajuda para o consumidor na hora das compras de Natal. Entre esses pontos, Gustavo Richa destaca a pesquisa de preços, a política de troca do estabelecimento, as compras pela internet, a reputação e possíveis defeitos no produto.

Sobre preços, o coordenador do Procon de Londrina diz que o consumidor deve desconfiar de valores muito baixos, em caso de compras na internet. Richa destaca que pesquisar ainda é fundamental e que a diferença entre os valores cobrados por um mesmo produto, de um estabelecimento para outro pode trazer uma boa economia.

Richa diz que a política de trocas do estabelecimento é outro quesito que merece atenção, já que o Código de Defesa do Consumidor não obriga o comerciante a fazer a troca, a não ser que esteja com defeito. O coordenador do Procon diz ainda que é bom perguntar antes se eles trocam e saber também sobre o prazo para isso.

Para as compras pela internet, Gustavo Richa diz que o consumidor tem um prazo de até sete dias para se arrepender do negócio, contados a partir do recebimento do produto. E não é preciso ter motivo para cancelar a compra e receber o dinheiro de volta, completa o coordenador do Procon.

Sobre os produtos com defeito ou estragados. Richa diz que o Código do Consumidor estabelece 30 dias para a reclamação, se for produto alimentício, e 90 dias para itens duráveis. Nos dois casos, o prazo começa a partir do momento em que o consumidor verificar o problema.

O coordenador do Procon destaca ainda a reputação do estabelecimento como mais um ponto fundamental para a segurança do consumidor. E orienta uma pesquisa detalhada antes da compra. Uma referência é o Procon do Estado de São Paulo.

O endereço do portal do Procon de São Paulo é o www.procon.sp.gov.br. Para qualquer dúvida ou informação, o telefone do Procon de Londrina é 151 e 3345-0396, e o atendimento das 9h às 14h.

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