SEGUNDA, 10/01/2022, 07:00

Procon de Londrina realizou quase 35 mil atendimentos ao público em 2021

É o maior número registrado nos últimos cinco anos. Para 2022, Núcleo pretende ampliar central telefônica e dar continuidade às fiscalizações no município.

De acordo com o balanço divulgado, nesta semana, pelo Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD), o órgão realizou 34.729 atendimentos ao longo do ano de 2021. O número engloba tanto o recebimento de denúncias, como também consultas e orientações, além de mediações feitas pelo órgão por meio de telefone, plataformas virtuais ou ainda de forma presencial.

Este volume representa um crescimento de quase 24% em comparação a 2020 e é a maior quantidade de atendimentos registrados nos últimos cinco anos. Na avaliação de Thiago Romero, diretor-executivo do Procon, o resultado é reflexo de ações que dão mais agilidade ao serviço ofertado à população.

Ele aponta que a quantidade de pessoas que vão até a sede do Núcleo caiu em 2021, com uma redução de 24%. Esta mudança no perfil dos atendimentos pode ter relação com a pandemia da Covid-19 e as medidas de segurança para conter a proliferação do coronavírus.

Por outro lado, segundo o levantamento, o órgão registrou um aumento de cerca de 41% na procura através dos meios digitais, seja por e-mail ou redes sociais. No caso de contatos via telefone, um crescimento de 33%, quando comparado ao ano anterior, passando de 11.040 ligações para 14.697.

A maior parte das queixas encaminhadas ao Núcleo estão ligadas ao setor bancário. Em seguida, as áreas de saúde, alimentação e habitação também somam reclamações que foram direcionadas ao Procon pelos consumidores.

O diretor-executivo destaca que, no último ano, o número de fiscalizações realizadas em estabelecimentos comerciais também aumentou, somando 250 espaços visitados. Quase cem locais a mais, em relação a 2020, quando 153 pontos foram vistoriados.

Os bancos foram os mais visitados pelas equipes, que averiguaram o tempo de espera para atendimento. Ele conta que um Projeto de Lei pode ser votado neste ano, para aumento no valor da multa para as agências que não respeitarem o prazo limite. Os postos de combustíveis também receberam fiscais do Núcleo em 2021.

Entre os planos para 2022, está a ampliação da estrutura do órgão para atendimentos telefônicos. Além disso, Romero diz que o Procon deve dar continuidade às fiscalizações, de acordo com as demandas apresentadas pelos londrinenses.

A população pode receber orientações, tirar dúvidas ou tratar de outras questões pelo telefone (43) 3372-4823, ou ainda pelas páginas do órgão no Facebook e Instagram. Também é possível encaminhar denúncias pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br. Os atendimentos presenciais são realizados por meio de agendamento. A sede do Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

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