SEGUNDA, 17/01/2022, 16:08

Procon emite recomendação para que farmácias e laboratórios não aumentem o preço dos exames de detecção do coronavírus em Arapongas

Pelo menos um local já tinha reajustado o valor do teste em 50 reais. Órgão de fiscalização pede para o consumidor denunciar práticas abusivas, e garante que estabelecimentos podem ser multados no caso de aumentos injustificados.

O Procon de Arapongas, na região metropolitana de Londrina, emitiu, nesta segunda-feira (17), uma recomendação administrativa pedindo para que as farmácias e os laboratórios da cidade não aumentem o preço dos exames de detecção do coronavírus. Em entrevista da CBN, o coordenador do órgão de fiscalização, Gabriel Esper, explicou que a medida tem caráter preventivo, e que, pelo menos por enquanto, poucas reclamações foram feitas pela população. Ele contou que o Procon já tinha realizado uma pesquisa de preço nos estabelecimentos, e constatado que um laboratório tinha aumentado o valor do teste em 50 reais.

O coordenador do Procon explicou que o aumento no preço dos exames pode ser motivado pela grande procura por parte da população, que, nas últimas semanas, voltou a sofrer com o alto risco de contágio pela Covid-19 não só em Arapongas, mas em cidades de todo o estado. Ele argumentou, entretanto, que essa procura maior não pode ser usada como justificativa pelos empresários para a elevação dos valores.

Esper pediu para que a população denuncie possíveis práticas abusivas por parte das farmácias e dos laboratórios, e garantiu que os estabelecimentos podem ser multados no caso de aumentos injustificados. O valor da infração varia entre 770 e 11 milhões de reais.

O telefone do Procon para denúncias e mais informações é o 151.

Por Guilherme Batista

Comentários