TERCA, 15/05/2018, 19:42

Procon fiscaliza 16 supermercados da cidade e encontra irregularidades em 14 deles

Principal problema, detectado em quase todos os estabelecimentos, foram os alimentos vencidos.

A ideia é fiscalizar todos os supermercados da cidade em um ano. Nessa operação, dos 16 estabelecimentos visitados pelo Procon, 14 tinham algum tipo de irregularidade, como a ausência de preços nos produtos expostos, falta de informação sobre a validade em alguns produtos, venda de produtos danificados e divergência entre preços nas gôndolas e caixas.

O mais preocupante, segundo o coordenador do Procon, Gustavo Richa, foram os produtos vencidos, principalmente os alimentos. O problema ocorreu em 13 dos 14 supermercados que tinham algum tipo de irregularidade. De acordo com Richa, o fato de ser alimento é um agravante, tanto pela legislação municipal quanto pelo Código de Defesa do Consumidor.

As multas variam de acordo com o faturamento da empresa. Segundo o coordenador do Procon, todas as grandes redes de supermercados da cidade tiveram pelo menos uma loja fiscalizada nessa operação. Gustavo Richa diz que em apenas uma delas, o Musamar, não foram encontradas irregularidades.

Richa afirma estar preocupado com a quantidade de casos de alimentos vencidos. E cogita apresentar um projeto de lei proibindo a venda de peças de carnes fracionadas pelos próprios supermercados, segundo o coordenador do Procon um foco de irregularidades.

Os 14 supermercados onde foram encontradas irregularidades vão responder um processo administrativo. Segundo o coordenador do Procon, todos eles devem ser multados.

A lista completa dos supermercados com irregularidades pode ser encontrada na página do Procon no Facebook. O telefone do órgão é o 151.

Comentários