SEGUNDA, 16/05/2022, 07:03

Procon-PR alerta consumidores sobre mais um golpe cometido através dos cartões de bancos

É o chamado golpe do cartão trocado, que não é novo, mas ainda vem sendo registrado. É preciso se prevenir já que a possibilidade de reaver o prejuízo é mínima.

Na hora do pagamento, o consumidor é informado de que a senha do cartão magnético não foi aceita. Depois de duas, três tentativas, o atendente informa que pode haver um suposto problema técnico na máquina e realiza a troca. É neste momento que o cartão do cliente também acaba sendo trocado sem ele perceber. E como foram várias tentativas, o golpista tem tempo de sobra para decora a senha.

Este é o chamado golpe do cartão trocado, que não é uma novidade, mas ainda tem feito vítimas.

O Procon-PR está alertando os consumidores. Uma das principais dicas é não entregar o cartão na hora do pagamento. O cliente deve inseri-lo sem dar brechas para a substituição. Outra opção é solicitar o recurso do pagamento pela aproximação do cartão magnético.

Nestes casos, a prevenção pode ser a única aliada dos consumidores. Isso porque o entendimento da Justiça vem sendo favorável aos bancos em casos em as vítimas buscam o Poder Judiciário para tentarem reaver o prejuízo. Um caso recente foi em agosto do ano passado. A 15ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo isentou uma instituição financeira de indenizar o cliente que havia caído em um golpe. Para o magistrado que julgou a ação, não foi demonstrada a ocorrência de falha na prestação do serviço pela instituição financeira, nem o necessário nexo causal entre a suposta falha e o dano sofrido pelo cliente, uma vez que a falta de cuidado ao receber o cartão teria sido um facilitador para o cometimento do golpe.

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