QUARTA, 21/04/2021, 15:27

Procon realiza fiscalização em postos de Londrina

Ação tem objetivo de garantir transparência na divulgação dos preços comercializados nas bombas de combustíveis.

As atividades também orientam os comerciantes quanto à maneira adequada de informar consumidores sobre reajustes nos valores dos produtos. As equipes começaram a visitar os postos na última segunda-feira (19).

Thiago Romero, diretor-presidente do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), explica que a medida atende a um decreto federal, em vigor desde fim de março, que determina que os postos divulguem a composição do preço dos combustíveis, em um painel visível à população incluindo os impostos cobrados na comercialização do produto.

Nesta primeira etapa de fiscalizações, 12 postos foram visitados e apenas dois estabelecimentos não estavam de acordo com o novo decreto federal. Eles já foram notificados e têm dez dias para apresentarem defesa. Caso a situação não seja regularizada, o comerciante pode ser multado em até R$ 15 mil. As ações do Procon devem ter continuidade nas próximas semanas.

Para Romero, a ação também é importante por conta das consecutivas alterações registradas no valor dos combustíveis ao longo dos primeiros meses do ano. Ele afirma que o consumidor pode ficar confuso com as constantes mudanças e ser prejudicado na hora de abastecer.

O diretor-presidente do Procon-LD destaca que o apoio da população é fundamental para as ações do órgão. Denúncias podem ser encaminhadas ao Núcleo pelo telefone 3372-4823 ou ainda pelo email procon@londrina.pr.gov.br.

Por Victor Assis

Comentários