SEXTA, 15/01/2021, 08:35

Produção da indústria paranaense cresce 14% em novembro, mas segue negativa no acumulado do ano

Destaque continua sendo o setor de alimentos, que representa um terço do PIB industrial do estado

A indústria paranaense continua dando forte sinais de retomada. Dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE mostram que a produção industrial no estado cresceu 14% em novembro se comparado ao mesmo período de 2019. A alta é bem superior ao indicador nacional, positivo em 2,8%.

O bom resultado foi puxado por setores como metalmecânica, com alta de 41,5%, madeira 32,4% e máquinas e implementos, com 30,1%. Segundo o economista da Fiep, Federação das Indústrias do Paraná, Evânio Felippe, apenas dois setores apresentaram queda.

No acumulado do ano, o Paraná ainda soma queda de 4,3% na produção industrial. Entre os 14 estados avaliados pelo IBGE, o Paraná tem o quarto melhor resultado, atrás de Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás, que já apresentam saldo positivo. Felippe está otimista com os dados de fechamento do ano, que serão apresentados em fevereiro.

O destaque da indústria paranaense em 2020 seguiu sendo o setor de alimentos, com alta acumulada de 9,3% na produção. Este setor representa 32% do PIB industrial do estado e é o que mais gera empregos formais: 207 mil postos de trabalho.

Para 2021, a expectativa é ver como se comporta o consumidor com o fim dos programas de auxílio, que impactam famílias de baixa renda. Além disso, o mercado aguarda uma retomada acelerada do consumo assim que começar a ser aplicada a vacina contra o Coronavírus.

 

Comentários