SEXTA, 10/12/2021, 10:24

Produção industrial no Paraná registra alta de mais de 11% no acumulado de 2021

Para presidente do Sindimetal Norte, resultado representa melhora no setor após impactos causados pela pandemia.

De acordo com os novos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desempenho da indústria paranaense segue positivo em 2021, com um crescimento de 11,2% ao longo dos primeiros 10 meses do ano.

Em âmbito nacional, é o terceiro estado com o melhor resultado para o período. Apenas Santa Catarina e Minas Gerais apresentaram índices superiores. No Paraná, o avanço na produção vem puxado principalmente pelo setor de máquinas e equipamentos que registrou um aumento de 63,6% na atividade entre janeiro e outubro. Os ramos de fabricação de produtos de madeira, produtos de metal e de produtos de minerais não metálicos também tiveram bons números, com indicadores acima dos 15%

Segundo Marcus Gimenes, presidente do Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal), os dados apontam para uma perspectiva de melhora para o segmento após 18 meses de pandemia.

Ele avalia que esta retomada na produção tem reflexos diretos na geração de novos postos de trabalho no estado. Na região de Londrina, no entanto, o presidente explica que a indústria já tem apresentado sinais de estabilidade, em vez de crescimento. Um dos motivos para este movimento foi a escassez de matéria-prima em alguns dos setores.

Gimenes considera ainda que a perspectiva para o ano que vem é positiva, mas é preciso levar em conta uma soma de fatores que pode influenciar no desempenho para 2022, como o crescimento da taxa básica de juros. 

No acumulado dos últimos 12 meses, o estado do Paraná registrou um crescimento de 12% na produção industrial. Apenas dois ramos apresentaram saldo negativo durante o período, o setor de fabricação de celulose e papel, como também o segmento de fabricação de produtos alimentícios. 

Comentários