SEGUNDA, 18/05/2020, 06:00

Produção industrial paranaense cai quase 5% em março

Apesar da queda significativa, avaliação da Fiep é de que só a partir de abril vai ser possível ter um retrato mais fiel do impacto da pandemia na indústria do estado.

De acordo com a Federação das Indústrias do Paraná, foi a primeira vez em 8 anos em que o levantamento mostrou queda na produção do setor em todos os 15 locais pesquisados. O mais próximo desse resultado tinha acontecido em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, que derrubou a produção industrial em 14 dos 15 locais.

Segundo a Fiep, apesar da redução significativa de quase 5% de um mês para o outro no indicador, divulgado mensalmente pelo IBGE, o desempenho da indústria paranaense ainda foi melhor que o registrado a nível nacional, que teve queda de pouco mais de 9% em março.

O economista da Federação das Indústrias, Evanio Fellipe afirma que, apesar da redução em relação a fevereiro, a produção industrial do estado registrou leve alta, de 1,6%, na comparação com março de 2019 e de 2,6% no acumulado do primeiro trimestre.

Para o economista, a queda de 5% no indicador é um dos primeiros impactos da paralisação das atividades econômicas no estado em função da pandemia do novo coronavírus.

Entre os setores que se saíram melhor nesse cenário de retração da atividade industrial paranaense, o segmento de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de pouco mais de 16%, e o setor de derivados de petróleo e biocombustíveis, com 15,5% de elevação.

O economista da Fiep afirma que um retrato fiel dos impactos da pandemia na atividade industrial do estado só será possível a partir do próximo levantamento do IBGE, em abril.

Alguns estados, como Ceará e Rio Grande do Sul, registraram quedas na produção industrial em março, de acordo com o IBGE, de mais de 20%.

Comentários