SEXTA, 19/02/2021, 19:47

Professora da Universidade Estadual de Londrina coordena projeto que vai mapear o ensino de línguas estrangeiras no Brasil.

A pesquisa será concentrada no ensino de línguas adicionais para crianças do ensino infantil e fundamental I

Cinco instituições públicas brasileiras de Ensino Superior participam da pesquisa: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Goiás (UFG – Inhumas) e Universidade de Brasília (UnB). O objetivo é verificar quais municípios brasileiros ofertam ensino de outros idiomas para alunos do Ensino Infantil e Fundamental I. A Professora Juliana Tonelli, da UEL, é coordenadora do projeto.

O levantamento de dados será feito com as secretarias municipais de Educação do Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Distrito Federal (DF). A proposta tem apoio do British Council e pretende viabilizar materiais didáticos acessíveis para o ensino de inglês para crianças e que possam ser compartilhados até por aplicativos de mensagens, no celular.

Tonelli avalia que a pandemia fortaleceu a ideia de identificar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e auxiliar na criação de uma metodologia que diminua as desigualdades no ensino de línguas.

Por Livia de Oliveira

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