SEGUNDA, 27/11/2017, 19:45

Professores da rede estadual anunciam estado de greve

Decisão da categoria foi aprovada em Assembleia Estadual realizada no fim de semana em Curitiba.

Os professores da rede estadual de ensino decidiram deflagrar o chamado estado de greve. A categoria diz que, caso o governador Beto Richa mantenha algumas medidas anunciadas, o ano letivo de 2018 pode nem começar. Segundo o presidente da APP Sindicato de Londrina, Márcio André Ribeiro, são várias as medidas que cortam direitos dos professores e trazem prejuízos para o processo educacional no estado.

No fim de semana, o Governador Beto Richa esteve em agenda oficial na cidade e comentou a possibilidade de greve dos professores da rede estadual. Segundo Richa, nenhum governo deu tantos reajustes para os educadores. O governador disse ainda esperar compreensão dos professores e afirmou ainda que outras categorias de servidores estaduais não exercem, segundo Richa, “essa pressão permanente por greve”.

O Presidente da APP Sindicato de Londrina, afirma que a categoria compreende sim a situação financeira delicada do estado, mas diz que o governo tem se mostrado insensível nos últimos anos. Márcio André avalia que no primeiro mandato, o governo manteve o poder de compra dos salários, com as devidas reposições, mas no segundo governo, para o presidente da APP Londrina, a política salarial tem sido bem diferente.

De acordo com o presidente da APP Sindicato de Londrina, a categoria já tem programada uma nova assembleia para o dia 27 de janeiro. Os professores também decidiram participar da paralisação nacional contra a reforma da Previdência, convocada pelas centrais sindicais nacionais, no dia 5 de dezembro.

Comentários