SEXTA, 07/10/2016, 18:37

Professores da rede estadual de ensino decidem entrar em greve

Paralisação começa no dia 17 em todo estado.

A decisão da categoria foi tomada em uma reunião, nesta quinta-feira, em Curitiba. Os professores decidiram cruzar os braços a partir do dia 17. Segundo a diretoria da APP Sindicato Londrina, a greve é uma reação da categoria ao projeto do governo do estado que prevê o cancelamento da reposição salarial dos funcionários públicos paranaenses a partir de 2017.  Para o presidente da APP Sindicato Londrina, Márcio André Ribeiro, a proposta atinge não só os professores, mas todo o funcionalismo público do estado.

A categoria também se mostra insatisfeita com a proposta do governo federal de reforma do ensino médio. Mas a principal motivação para a greve, segundo a APP Sindicato, foi mesmo a suspensão do pagamento integral da inflação proposto pelo governo estadual. Segundo Márcio Ribeiro, esse ponto tinha sido acordado justamente na negociação que acabou com a greve de 74 dias da categoria no ano passado. De acordo com o diretor da APP Sindicato, toda a negociação, que teve a intermediação da justiça, está sendo descumprida pelo governo.

O diretor da APP Sindicato afirma ainda que as diversas categorias estão unidas e existe a possibilidade de uma greve geral dos servidores públicos do estado. Na próxima quarta-feira, os professores se reúnem em Curitiba para definir os rumos da greve.

Comentários