QUINTA, 19/11/2020, 18:39

Professores de Londrina protestam contra Processo Seletivo Simplificado

Grupos de 40 profissionais se revezaram na área externa do Núcleo Regional de Educação pedindo cancelamento do PSS.

Com mascaras no rosto, álcool em gel e cartazes nas mãos, professores ocuparam a área externa do Núcleo Regional de Educação durante toda esta quinta-feira. Eles criaram um sistema de revezamento para evitar ajuntamento excessivo de pessoas e marcaram posição contra a realização do Processo Seletivo Simplificado. Embora a APP-Sindicato tenha apoiado a iniciativa, o movimento partiu de grupos de amigos indignados com a decisão do governo estadual de realizar provas durante a pandemia, pelo número de candidatos, de vários municípios, que irão se concentrar em Londrina, conforme explica o professor Walfrido Soares. Os manifestantes querem revogar o edital do PSS, previsto para o dia 13 de dezembro. Eles afirmam que não são contrários à prova, mas contestam o formato da seleção.

Eles também estão indignados com um item do edital que prevê que candidatos do grupo de risco não poderão ser contratados enquanto durar a pandemia.

Serão oferecidas 4 mil vagas. A taxa de inscrição custa R$ 60 para uma disciplina e R$ 105 para duas disciplinas. As provas serão realizas no dia 13 de dezembro, nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação. Parte dos profissionais selecionados irá substituir professores do grupo de risco da Covid-19 e que não podem atuar presencialmente. Quem é do grupo de risco pode participar da seleção e será classificado, mas só será chamado quando a situação de pandemia acabar, segundo informações da Secretaria de Educação do Estado.

Por Livia de Oliveira

Comentários