SEGUNDA, 27/02/2017, 00:10

Professores fazem protesto e criticam medidas do Governo que atingem a categoria

Na panfletagem realizada no pedágio de Jataizinho, os professores também protestaram contra a Reforma da Previdência.

Aproveitar o grande número de pessoas que deixou a cidade no feriadão de Carnaval para fazer um alerta sobre a Reforma da Previdência e as medidas recentes do Governo do Estado que atingiram em cheio a categoria. O protesto foi no pedágio de Jataizinho, um dos mais movimentados da região, e uma das principais saídas para o estado de São Paulo. O diretor da APP Sindicato de Londrina, Márcio André Ribeiro, diz que os dois temas afetam todos os cidadãos, não só os professores.

Márcio André diz que a medida que deixou a categoria mais indignada foi o novo critério de distribuição das aulas extraordinárias. Segundo esse novo critério, os professores que precisaram se afastar por causa de problemas de saúde, licença-prêmio ou até luto pela morte do cônjuge perdem pontos na classificação para a distribuição dessas aulas. Márcio André Ribeiro, explica que quem precisou faltar por qualquer razão ao trabalho foi para o fim da lista. Segundo Márcio André, a medida vai representar também uma redução nos vencimentos dos professores.

O governo diz que a medida valoriza quem passou mais tempo em sala.

Segundo Márcio André, as medidas do Governo do Estado também reduziram a jornada de hora-atividade dos professores de sete para cinco horas por semana. O diretor da APP-Sindicato, afirma que categoria decidiu entrar em greve a partir de 15 de março.

Fizemos contato com a regional de Educação, que nos orientou a ligar para a secretaria de Educação em Curitiba, mas não conseguimos resposta até o fechamento da reportagem.

Comentários