SEGUNDA, 22/05/2017, 18:50

Profissionais da secretaria de Educação participam de treinamento para resolução de conflitos

Ideia é capacitar os educadores a aplicarem nas escolas as práticas da chamada Justiça Restaurativa.

Os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais participam, nesta quarta-feira, de um treinamento sobre resolução de conflitos no ambiente escolar. No total, 44 educadores vão participar do curso, que tem 32 horas de duração e será ministrado por Facilitadores da Justiça Restaurativa, da Universidade Estadual de Maringá. Segundo a representante da Secretaria de Educação no Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas de Londrina, Carla Cordeiro, a ideia é levar esse conhecimento aos docentes para que eles possam aplicar as técnicas e práticas da Justiça Restaurativa no ambiente escolar.

Segundo Carla Cordeiro, os educadores que participarem do curso vão se tornar multiplicadores do conteúdo na escola onde trabalham, incentivando o diálogo e a construção de uma cultura de paz para a solução dos conflitos. 

Este será o primeiro treinamento do tipo para os profissionais da Secretaria de Educação, supervisionados pelo Comitê de Articulação de Práticas Restaurativas. O Programa de Justiça Restaurativa de Londrina foi criado por uma lei municipal aprovada no ano passado. O objetivo é promover a restauração das relações prejudicadas pelos conflitos.  A coordenadora da secretaria de Educação explica que o foco é a transformação e não a punição.

A capacitação terá mais uma etapa no dia 31 de maio e outras duas em 07 e 14 de junho. Fazem parte do Comitê, representantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho de Educação, secretarias municipais de Assistência Social e Educação, além do Poder Judiciário e da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Comentários