SEGUNDA, 10/06/2019, 06:50

Programa Escola Segura agrada diretores de escolas estaduais

Eles contam que a criminalidade diminuiu principalmente em frente aos colégios e que os alunos e funcionários se sentem mais seguros com a presença dos policiais.

A Escola Estadual Olympia Moraes Tormenta conta com dois policiais militares que estão fazendo a segurança do ambiente, desde que o programa Escola Segura foi implantado em Londrina. A diretora Maria do Carmo Ambrózio conta com entusiasmo que os resultados são muito positivos. Segundo ela, é possível perceber uma diminuição de pessoas estranhas em frente ao colégio e que os alunos e funcionários se sentem mais seguros.

Ela conta inclusive que o clima do ambiente escolar também mudou. Está mais calmo, mais tranquilo. De acordo com a diretora, até os alunos que davam mais trabalho por causa do mau comportamento, estão mais controlados.

O diretor Antonio Carlos Silva Moura, da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes também está satisfeito com a presença do policial, que acompanha a entrada e saída dos alunos. Ele relata que a melhora na segurança já é sentida não só no ambiente escolar, mas também pela comunidade e moradores do entorno.

O programa Escola Segura, do governo estadual, foi implantado no dia 6 de maio e contempla 51 colégios de Foz do Iguaçú, Londrina e região metropolitana de Curitiba. É uma parceria entre as secretarias estaduais de educação e segurança pública, que remuneram policiais militares aposentados para fazer a segurança dos espaços em dois turnos: 7h às 15h e das 15h às 23h. Aqui na cidade, dos 76 colégios estaduais, 57 solicitaram participar do programa. Mas, nessa primeira etapa foram contempladas 18 escolas.

Por Claudia Lima

Comentários