SEXTA, 15/11/2019, 15:58

Projeto Achados Literários espalha mil livros pela cidade

Ação, realizada durante o feriado, distribuiu cerca de mil exemplares de diversas obras em praças, pontos de ônibus e outros locais inesperados.

Estimular o hábito da leitura por meio de uma experiência diferente. Espalhando livros por locais inusitados, nem sempre com grande fluxo de pessoas. Como padarias, praças, pontos de ônibus e escolas, além de hospitais e postos de saúde, ou ainda uma esquina qualquer.

No total, o projeto Achados Literários distribuiu cerca de mil livros novos, em diferentes espaços públicos da cidade, durante o feriado de Proclamação da República.  

A diretora do Londrix e coordenadora do projeto, Christine Vianna, explica que a ideia é ampliar o acesso à leitura, permitindo que as pessoas se deparem com os livros enquanto circulam pela cidade, e depois voltem a coloca-los à disposição de outras pessoas.

O projeto, uma iniciativa da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o PROMIC, mas aceita doações também. A proposta foi inspirada em um movimento norte americano, o BookCrossing.

Uma das sete edições do Achados Literários foi realizada nos distritos. Cristina fala em transformar a cidade numa grande biblioteca e conta que cada livro distribuído vem acompanhado por um panfleto que explica como funciona o projeto e as formas de entrar em contato e ajudar.

Mais de seis mil exemplares de diversos gêneros já foram distribuídos desde a primeira edição do Achados Literários.

Comentários