TERCA, 17/09/2019, 18:07

Projeto de fusão do IAPAR segue na Comissão de Constituição e Justiça da Alep

Deputados aqui da região cobram agilidade e pedem mudanças no texto da proposta em busca de um consenso.

Mais de trinta dias após ser protocolado na Assembleia Legislativa, em 12 de agosto, o projeto de Lei que propõe a fusão do Iapar com outros três órgãos estaduais avançou muito pouco ou quase nada. A proposta recebeu fortes críticas de lideranças políticas e empresariais da região, que decidiram iniciar um movimento na tentativa de pressionar o Governo a rever alguns pontos do texto.

No fim de agosto, na Câmara de Vereadores, a Sociedade Rural do Paraná lançou um manifesto em protesto contra o projeto, que a entidade considera como o fim do Instituto. O ato no Legislativo Municipal teve a participação de pesquisadores do IAPAR, que também encaminharam uma carta aberta aos deputados estaduais se posicionando contra a fusão do órgão.

Dois dos deputados estaduais aqui da região, Tercílio Turini e Cobra Repórter, também tiveram uma audiência com o governador para discutir o assunto. Mas de lá para cá, vinte dias se passaram e nada de novo.

Turini diz que a principal preocupação é quanto à redução no volume de pesquisas do Iapar e a transferência da sede para Curitiba. O deputado diz ainda que as articulações e conversas de bastidores vêm ocorrendo, mas o projeto segue parado na Comissão de Constituição e Justiça da Alep e até agora nenhuma confirmação do Palácio Iguaçu sobre possíveis mudanças no texto.

O deputado Cobra Repórter diz que vem conversando com servidores do IAPAR e alguns secretários sobre o projeto, que ele classifica como polêmico. O parlamentar afirma que no encontro com Ratinho Júnior, ele e Tercílio Turini pediram a construção de um novo texto, que traga consenso às mudanças propostas pelo Governo.

Pela proposta enviada à Assembleia Legislativa, o novo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná vai receber todas as receitas, saldos financeiros, funcionários, imóveis e o patrimônio, além das obrigações, de três instituições, o Iapar, a Emater e o Centro Paranaense de Referência Agropecuária. Já a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Codapar, segundo o projeto enviado à Alep, vai passar por um processo de liquidação e será extinta.

Comentários