SEGUNDA, 12/06/2017, 19:46

Projeto de Lei quer liberar trânsito de motocicletas nas faixas exclusivas para ônibus

Para vereador, autor da proposta, o alto número de acidentes envolvendo motociclistas justifica a medida.

Pelo projeto, o tráfego de motos seria liberado para as motos nas sete faixas exclusivas para ônibus que existem na cidade. De acordo com o vereador Jairo Tamura, autor da proposta, a medida deve trazer mais segurança ao trânsito e se aprovada vai ajudar a reduzir os altos índices de acidentes envolvendo motos.

Londrina tem atualmente sete faixas exclusivas para ônibus em algumas vias importantes da cidade, como a avenida Rio Branco, a Tiradentes, a Winston Churchill, Leste Oeste, Duque de Caxias, Francisco Gabriel Arruda e ainda na João Cândido. Para Tamura, a liberação das motos nas faixas exclusivas não deve atrapalhar a circulação dos ônibus.

Pela regra atual, a pista exclusiva para ônibus só pode ser usada por carros e motos apenas quando vão acessar outra rua ou avenida. A proposta foi protocolada na Câmara no início de junho e ainda precisa passar pelas Comissões da Casa antes de ser votado em Plenário.

Nos primeiros quatro meses de 2017, já foram 18 mortes de motociclistas no trânsito de Londrina. O número corresponde a quase metade de todo o ano passado, quando morreram 40 motociclistas na cidade.

Comentários