QUARTA, 22/03/2017, 19:58

Projeto de Lei quer restringir uso de celulares nos bancos de Londrina

Pela proposta, uso do aparelho seria proibido nas áreas onde são realizadas as transações financeiras.

Pelo projeto, o uso de celulares vai ser restringido nos bancos. De acordo com o autor da proposta, vereador Ailton Nantes, do PP, os estabelecimentos bancários vão ter que instalar placas informativas, em locais visíveis, alertando os clientes sobre a restrição no uso dos aparelhos. O vereador diz que foi bancário por 30 anos e que durante esse tempo presenciou, por algumas vezes, a chamada saidinha bancária.

Ailton Nantes destaca que o uso do celular facilita a comunicação entre os bandidos e tem sido uma ferramenta a mais para os criminosos. O vereador diz que outras medidas, como o uso dos biombos nas agências ajudam. Segundo Nantes, a proposta não proíbe os parelhos, apenas limita o uso aos espaços onde não há transação financeira, e deve trazer mais segurança para os clientes dos bancos.

O vereador diz que só em casos de emergência o gerente do banco pode autorizar o uso do aparelho. Para o delegado-chefe da Polícia Civil em Londrina, Osmir Neves, a restrição no uso de celulares nas agências bancárias pode ajudar a reduzir a quantidade desse tipo de crime.

Algumas cidades brasileiras têm leis parecidas, mas nem sempre ela é respeitada. Segundo o vereador, em situações assim, cabe ao gerente do banco pedir o apoio da Polícia Militar para a apreensão do celular, que será devolvido na saída do banco. A proposta está em análise pela Comissão de Justiça, que tem até 13 de abril para dar um parecer. 

Comentários