SEGUNDA, 06/01/2020, 14:31

Projeto de revitalização do Bosque Central ainda não tem data para sair do papel

Espaço, que era uma área de preservação ambiental, foi transformado em praça pública para a realização das melhorias, mas, de acordo com a Sema, projeto ainda depende de licitação.

Quem espera ansiosamente pela já anunciada revitalização do Bosque Central vai precisar ter paciência. O secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, adiantou que o projeto, formulado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina no ano passado, só vai começar a sair do papel depois que o município formular uma licitação que prevê as melhorias. A ideia inicial é contratar uma empresa para a execução dos trabalhos, que preveem o corte de árvores exóticas, readequações na iluminação, pintura e reparos pontuais em todo o espaço.

A tão aguardada revitalização foi o principal argumento da Sema para transformar o bosque, que era uma área de preservação ambiental, em praça pública. A mudança foi aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati logo após.

Behrend admite que ainda não há prazo para a abertura da licitação do projeto de revitalização, mas garante que, neste meio-tempo, outras melhorias já têm sido realizadas pelo município no espaço.

Ele lembra, também, que o projeto de revitalização não prevê nenhuma medida relacionada à contenção da superpopulação de pombos. Os pássaros são a principal reclamação dos frequentadores do Bosque e moradores do entorno. As aves fazem muita sujeira e causam mau cheiro. A população aguarda por uma solução há pelo menos quinze anos, e, conforme o próprio secretário, deve esperar ainda mais.

Por Guilherme Batista

Comentários