QUINTA, 16/03/2017, 19:14

Projeto “Escola sem Partido” tem parecer prévio aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara

Proposta aguarda agora as manifestações de mais de uma dezena de entidades ligadas ao tema para seguir tramitação na Casa.

A proposta, de acordo com o autor e presidente da Comissão de Justiça da Casa, vereador Filipe Barros, está de acordo com os princípios da liberdade de aprender, de consciência e de crença dos estudantes, do pluralismo de ideias, a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado, além do direito dos pais sobre a educação religiosa e moral dos filhos. A Comissão de Justiça solicitou que diversas entidades ligadas ao tema se manifestem sobre o projeto, entre elas a Secretaria Municipal de Educação, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com o vereador Filipe Barros, a intenção é ampliar a discussão e dar voz a diversos setores da sociedade civil.

Após o retorno à Comissão de Justiça, o projeto vai em seguida para análise da Comissão de Educação, que segundo Filipe Barros solicitou a realização de uma Audiência Pública para debater o tema. O projeto também deve passar pela Comissão de Direitos Humanos da Casa.

De acordo com a proposta, as instituições de educação básica do Município devem afixar nas salas de aula e nas salas dos professores cartazes com os deveres dos professores, entre eles o de não promover ou favorecer em sala os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Para o vereador Rony Alves, que também é professor, o projeto deve ser avaliado e discutido com muita cautela. 

O vereador diz que, como professor, tem a obrigação de analisar a proposta com todo o cuidado e que à primeira vista ele pode constranger alguns profissionais dentro de sala de aula.

A proposta em análise pela Câmara Municipal tem teor semelhante ao de dois projetos de lei nacionais, que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado federal.

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