QUARTA, 12/07/2017, 18:44

Projeto prevê isenção na cobrança para idosos e deficientes que estacionarem em vagas da Zona Azul

Vereador acredita que, em caso de aprovação, a proposta não diminuiria a receita do serviço. Matéria ainda passará pela análise das comissões temáticas da Câmara.

Um projeto de lei protocolado na Câmara no início deste mês quer conceder gratuidade para idosos e pessoas com deficiência que usufruírem das vagas da Zona Azul em Londrina. A proposta é assinada pelos vereadores Mário Takahashi, Gérson Araújo, João Martins e Estevão da Zona Sul. O texto estabelece algumas regras para que o benefício seja aplicado, como a obrigatoriedade do usuário permanecer no estacionamento até duas horas e deixar exposto, em local visível, a credencial que autorizaria a isenção. O documento seria despachado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O motorista que transportar idosos ou pessoas com deficiência também só terá direito à gratuidade se apresentar a autorização. Para isso, o recadastramento deverá ser feito de cinco em cinco anos na CMTU. A matéria ainda prevê multa para o condutor que descumprir estas normas. De acordo com Mário Takahashi, a intenção é oferecer mais conforto para o público-alvo do projeto.

O presidente da Câmara não teme que, em caso de aprovação, a arrecadação da Zona Azul seja prejudicada.

O coordenador da Zona Azul em Londrina, Wellington Marcati, disse que já tem conhecimento do projeto, mas preferiu não se manifestar por enquanto. O serviço, que possui 112 funcionários e é mantido pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), também já foi tema de outra iniciativa apresentada na Câmara, desta vez pelo vereador Emerson Petriv, do PR. Ele queria que a Zona Azul ressarcisse os motoristas que tivessem os carros depredados, roubados ou furtados. O texto foi arquivado após parecer contrário da Comissão de Justiça. 

Por Pauta CBN

Comentários