SEGUNDA, 16/12/2019, 06:36

Projeto que autoriza incorporação do IAPAR com outras entidades vai ser votado novamente nesta segunda-feira na Alep

A proposta, que recebeu emendas, já foi aprovada na semana passada.

O projeto de lei que autoriza a incorporação do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), das autarquias Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Centro de Referência em Agroecologia (CPRA), e da sociedade de economia mista Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) recebeu várias alterações do relator e foi aprovado em 1ª discussão. Agora, a próxima votação na Assembléia Legislativa odo Paraná (Alep) está agendada para esta segunda-feira. Segundo o deputado estadual Tiago Amaral foram propostas algumas alterações e a intenção é que esse assunto seja finalizado antes do recesso. 

Agora, com a emenda apresentada, o nome do Instituto passará a ser Instituto de Desenvolvimento Rural IAPAR-EMATER. Diferente do proposto no projeto enviado pelo governo do estado. De acordo com a matéria, as diretorias de Pesquisa e Inovação, Gestão de Negócios e Integração Institucional ficam sediadas em Londrina. Já a sede administrativa do IAPAR e a sede da Emater ficam em Curitiba.

O deputado afirma ainda que, para assegurar que o setor de pesquisas não vai sair perdendo, uma grande preocupação do setor, ficou certo que do valor previsto no orçamento do Estado para o Instituto, 21% dos créditos devem ser, obrigatoriamente, destinados às estruturas e atividades de pesquisa e inovação. Além disso, que a lei que criou o Fundo Paraná vai destinar 2% da receita tributária do Estado para o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná.

Por Claudia Lima

Comentários