QUINTA, 16/03/2017, 19:10

Projeto que define regras para sinalização de escadas e esteiras rolantes é aprovado em segundo turno na Câmara

Se a proposta for novamente aprovada em Plenário, todos os estabelecimentos públicos e privados da cidade, que têm os equipamentos, vão ter que se adequar.

O projeto foi aprovado em segundo turno e, como sofreu alterações, segue agora para redação final e só depois volta ao plenário para última votação. A proposta, uma iniciativa do vereador Péricles Deliberador e da ex-vereadora Elza Correia, estabelece regras de sinalização em escadas e esteiras rolantes em todos os estabelecimentos da cidade, sejam públicos ou privados. O projeto original sofreu três alterações. Uma delas acrescentou as esteiras rolantes. O projeto estabelece ainda a instalação,  na entrada e na saída dos equipamentos, de um pedestal com altura entre 1,5 m e 1,8 de altura, com avisos gráficos sobre o que é proibido fazer: como não colocar os pés nas laterais, não sentar nos corrimões e o cuidado ao usar roupas longas na esteira ou escada rolante. 

Para o vereador Péricles Deliberador, do PSC, um dos autores do projeto, a proposta tem caráter preventivo e pode ajudar a evitar uma série de acidentes, principalmente com crianças.

Outra mudança no projeto original é necessidade de instalação de um anteparo de proteção na entrada e na saída das escadas e esteiras rolantes. O equipamento impede que a mão de uma crinaça, por exemplo, fique presa à escada. Segundo o vereador Eduardo Tominaga, que apresentou a emenda, já existem projetos semelhantes ao de Londrina em outras cidades do país.

A proposta ainda prevê que o projeto, instalação e manutenção das escadas ou esteiras rolantes serão feitos de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Comentários