SEGUNDA, 17/05/2021, 07:00

Projeto quer criar plano para instalação de crematório público municipal em Londrina

Medida surge como alternativa para a falta de espaços para sepultamentos na cidade

Londrina poderá contar com um crematório público municipal. Este é o objetivo de um projeto protocolado pelos vereadores Sônia Gimenez e Eduardo Tominaga, que autoriza a prefeitura a criar o Plano Estratégico Municipal de Cremação, que teria como resultado final a construção do espaço.


A ideia chega em um momento de carência de vagas nos cemitérios, agravada pela pandemia da Covid-19, que já tirou a vida de mais de 1,3 mil londrinenses. Sônia Gimenez, que já atuou como superintendente da Acesf na gestão do prefeito Alexandre Kireeff, defende que todos tenham como opção a cremação de um familiar, procedimento que ainda tem custos considerados altos.

Outro ponto positivo a favor dos crematórios é a eficiência ambiental, já que nos cemitérios convencionais ocorre a contaminação do solo e de água subterrânea pela liberação de necrochorume.

Questionada se já procurou o prefeito para conferir a viabilidade da proposta, Sônia informou que irá aguardar a tramitação na Câmara para depois definir quais serão os membros do Executivo que podem colaborar com a elaboração do plano. Ela acredita em uma grande aceitação, tanto por parte do poder público quanto da população.

Por Marco Feltrin

Comentários