SEGUNDA, 13/07/2020, 19:24

Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

Durante o período de pandemia do novo Coronavírus o INSS está trabalhando de forma remota.

O recadastramento anual de aposentados e pensionistas foi suspenso temporariamente.

A medida preventiva contra a transmissão do novo Coronavírus ocorre até o dia 30 de setembro.

As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.

Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento. A medida não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

De acordo com a advogada Jaqueline Corraza, os servidores do INSS estão trabalhando remotamente e sem os atendimentos presenciais têm conseguido adiantar análises de novos aposentados e pensionistas ao sistema.

Porém pode ser que posterior à pandemia o sistema sofra um colapso, já que haverá uma grande demanda de comprovação de vida e análises para manter os pagamentos.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Comentários