QUARTA, 27/03/2019, 19:21

Próximo do fim, trabalho feito por alunos e professores da UEL em viadutos da 445 não detectaram alterações significativas nas estruturas

Laudo com resultado das 30 medições feitas nos últimos dois anos com o chamado inclinômetro será enviado ao Ministério Público.

O aparelho importado, comprado pela empresa responsável pela obra e doado à UEL para fazer o monitoramento dos viadutos da PR-445 com as avenidas Dez de Dezembro e Waldemar Spranger, começou a funcionar há quase dois anos, em maio de 2017. O engenheiro e professor da UEL Carlos Costa Branco, que coordena o trabalho, explica que até agora foram feitas 30 medições com o chamado inclinômetro, equipamento que mede o deslocamento do terreno a partir de tubos de alumínio instalados nas laterais do viaduto.

Segundo Costa Branco, nas 30 medições nenhuma alteração significativa foi detectada nos dois viadutos.

O prazo para o fim do serviço, definido no Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a construtora Sanches Tripoloni, responsável pela obra, e o DER, termina em maio, com a última medição.

Costa Branco afirma que com o fim das medições, os consultores do DER e da construtora devem apresentar um laudo conjunto e definitivo ao Ministério Público.

Costa Branco diz que após as medições definidas no TAC, o aparelho continuará sendo usado pelos alunos da engenharia da UEL em trabalhos de pesquisa.

Comentários