SEGUNDA, 19/10/2020, 15:14

Quase 2.500 crianças receberam dose contra poliomielite no dia D de Vacinação

Apesar do sucesso da iniciativa, meta está longe de ser atendidaAinda é possível receber a dose da vacina até o final do mês

A Prefeitura de Londrina realizou uma grande mobilização no último sábado (17), o Dia D, para imunizar crianças contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, como parte da campanha nacional de imunização em curso, além da atualização da carteirinha vacinal de crianças e adolescentes. Somente no sábado, foram aplicadas 2.491 doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP), em crianças de e 1 a 4 anos, público-alvo da vacinação.

Desde o início da campanha, que iniciou no dia 28 de setembro no Paraná, foram aplicadas 3.864 doses em Londrina, representando uma cobertura de 14,7% da meta de 26.264.  De acordo com a diretora de vigilância em saúde, o numero representa um salto de 10% da meta.

Apesar do sucesso do dia D, os 15% de cobertura estão bem aquém da meta de 95%.

Ainda é possível receber a dose da vacina  até o final do mês por agendamento. A vacina está sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto exclusivas de atendimentos respiratórios. Para ser imunizado é necessário agendar um horário, por telefone, na UBS de referência. 

Também é possível receber a dose na Central de Imunização, criada especificamente para essa finalidade, por meio de agendamento eletrônico no Portal da Prefeitura de Londrina. O local funciona no CMEI Valéria Veronesi na Supercrecheao lado do terminal urbano central.  

Por Guilherme Marconi

Comentários