SEGUNDA, 13/01/2020, 19:41

Quase tudo pronto para a volta às aulas na rede municipal

Mais de 20% das escolas passam por algum reparo e, de acordo com secretária, até o fim do ano todas elas devem estar certificadas pelos Bombeiros.

Faltando menos de um mês para o início das aulas, no dia 4 de fevereiro, quase tudo pronto na rede municipal de ensino. Os professores voltam um dia antes, mas desde 27 de janeiro as escolas já estarão abertas para eventuais transferências e outros assuntos. Segundo a secretária de Educação de Londrina, Maria Thereza de Moraes, pelo menos 24 unidades, pouco mais de 20% das 120 escolas municipais, passam por algum tipo de manutenção, que vão desde pequenos reparos a obras maiores, como a troca de equipamentos.

Os serviços estão sendo feitos pela empresa de manutenção contratada do Município e pelo pessoal da própria Secretaria. De acordo com a secretária, em muitas escolas, as reformas fazem parte do compromisso assumido com o Corpo de Bombeiros para que até o fim do ano 100% das unidades sejam vistoriadas e recebam os certificados de segurança da corporação.

Além dos 120 Centros Municipais de Educação Infantil, são outras 60 creches conveniadas. A grande novidade para esse ano é a inauguração de cinco novas unidades, uma administrada pela Prefeitura e quatro filantrópicas.

Segundo Maria Thereza Paschoal, até agora a rede municipal tem mais de 45 mil alunos matriculados, mas o número deve crescer nos próximos dias.

Em seu quarto ano à frente da pasta, a secretária faz um balanço positivo, diz que a educação do Município avançou e que já não enfrenta alguns problemas comuns do início da gestão.

Em relação aos uniformes, um problema nos últimos anos, Maria Thereza de Moraes afirma que o material começa chegar às escolas esta semana e garante que os alunos vão receber os uniformes já no primeiro dia de aula.

Por Marcos Garrido

Comentários