TERCA, 13/07/2021, 14:00

Quatro postos de combustíveis de Londrina são autuados pela Operação Petróleo Real

Irregularidades vão de ausência de preços a produtos vencidos. Próxima etapa irá avaliar qualidade do combustível vendido e a integridade das bombas

A Operação Petróleo Real, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, vistoriou 2.099 postos de combustíveis em todo país, sendo autuados 811 em 259 munícipios. Em Londrina foram seis estabelecimentos vistoriados em parceria com o Procon, sendo que em quatro deles foram constatadas irregularidades e aplicadas autuações.

Thiago Mota Romero, diretor-executivo do Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor, explica que nestes locais foram encontrados produtos vencidos, sem preços ou postos que burlavam questões de tributos, entre outras irregularidades.  

A operação Petróleo Real verificou se os estabelecimentos estão cumprindo o Decreto nº 10.634, de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em todo o território nacional. Nesse sentido, foi analisada a publicidade dos valores dos combustíveis apresentados em cada posto.  A próxima etapa da operação deve aferir a qualidade dos combustíveis vendidos, a integridade das bombas, conhecida denúncia de bomba baixa, quando o revendedor entrega menos produto do que o consumidor paga. 

Dos 811 postos autuados no país,  350 foram por bombas irregulares. Além disso, foram presas sete pessoas, seis delas em flagrante.  Em Londrina não houve prisões.

Denúncias contra postos de combustíveis da cidade com suspeita de irregularidade podem ser feitas pelos telefones 151 da Guarda Municipal ou no Procon no (43) 3372-4823, 3372-4824 ou 3372-4825, através do e-mail procon@londrina.pr.gov.br.

Por Guilherme Marconi

Comentários