SEGUNDA, 10/06/2019, 14:31

Quinta-feira é dia de Santo Antônio e a comemoração é em Cambé

Além da programação religiosa e gastronômica, a comemoração conta com o bolo do padroeiro. Diz a tradição que quem encontra a medalha do santo, tem sorte no amor. 

A cidade de Cambé comemora o dia do santo padroeiro com uma programação religiosa e gastronômica. O padre Cristiano Rodrigues de Jesus conta que a festa existe desde 1939 e é uma das mais tradicionais do Paraná. O padre destaca que a expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem da festa. A devoção e a fé leva muita gente para a festividade.

O padre explica que Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. Mas, os fiéis também buscam a intercessão dele para encontrar objetos perdidos. A grande movimentação fica por conta do tradicional bolo, que este ano terá 14 mil pedaços. Em 35% deles têm medalhinha. Diz a tradição que, quem encontra a medalha do santo dentro do bolo, tem sorte no amor. Cada pedaço de bolo será vendido a R$ 4. O doce começa a ser recheado com as medalhinhas logo às 7h. São mais de 90 voluntárias envolvidas com esse trabalho.

A venda dos pedaços de bolo começa às 9h no salão paroquial, que fica anexo a Igreja Matriz. Mas, tem missa às 8h com a benção solene dos pães. Meio dia tem missa de novo e a noite, às 18h, a celebração é solene com procissão do santo pelas ruas de Cambé.

Por Claudia Lima

Comentários