QUARTA, 10/01/2018, 19:14

Radiografia do Endividamento e Consumo revela índices acima da média nacional aqui Paraná

Balanço anual da Fecomércio mostra ainda que paranaenses devem muito, mas são bons pagadores.

O estado brasileiro com o maior percentual de endividados em 2017. A Radiografia do Endividamento e Consumo no Paraná, elaborada pela Fecomércio, revela que quase 88% das famílias paranaenses tinham alguma dívida ao longo do ano passado. A média brasileira foi de 60%. Em dezembro, o índice aqui no estado foi ainda maior e chegou a pouco mais de 90%, o maior dos últimos quatro anos.

Entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, o endividamento foi ainda maior e chegou a 94% no último mês do ano. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, diz que os números por si só não são um fator negativo, já que mostram também a capacidade de consumo e crédito do consumidor paranaense.

Apesar de serem os consumidores mais endividados do país, os paranaenses são bons pagadores. Por aqui, o percentual de contas em atraso foi de pouco mais de 27%, relativamente baixo na comparação com outros estados. E apenas 10% disseram não ter condições de quitar as dívidas.

Segundo Priscila Andrade, a intenção de consumo das famílias, que também registrou bons números em 2017, somada a esses dois indicadores revelam uma estabilidade na capacidade de pagamento do consumidor paranaense.

E segundo o levantamento daFecomércio, o cartão de crédito continua como o principal motivo de endividamento dos paranaenses. Em 2017, ele foi o responsável por pouco mais de 70% das contas em aberto em todo o estado.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores paranaenses, 45%, avalia que tem um nível moderado de dívidas, mas outra parcela considerável, 27,5%, disse estar muito endividada.

Comentários