SEXTA, 21/05/2021, 13:05

Ratinho Júnior anuncia acordo com o Governo Federal para que o novo modelo de concessões de rodovias seja feito pelo menor preço, sem limite de descontos na bolsa de valores

Dessa forma, o pedágio nas rodovias que cortam o Paraná será definido pela menor tarifa oferecida ao usuário

Ao longo dos debates sobre a nova modelagem do pedágio, o Governo do Paraná reivindicava para o estado critérios diferentes dos propostos pelo Governo Federal para concessão das rodovias. Entre as principais reivindicações, defendidas pela sociedade civil e pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado, estavam a concessão pelo menor preço e sem taxa de outorga, com início das obras já no início dos novos contratos. Depois de muita negociação com o Ministério da Infraestrutura, e de uma reunião decisiva com o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas e com o presidente Jair Bolsonaro, o Governador Ratinho Junior convocou uma entrevista coletiva para anunciar que houve acordo e a nova concessão das rodovias que cortam o Paraná será baseada em torno da menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores.

Durante o evento, o governador relembrou que, das dez praças de pedágio mais caras do país, seis estão no Paraná. O debate sobre o novo modelo, agora em acordo, teve participação de todo o setor produtivo e da população em geral, com 5 mil contribuições. A modelagem segue com mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias concedidas, entre estaduais e federais, e 1,8 mil quilômetros de duplicações. O projeto prevê R$ 42 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos, o que equivale a 120 anos do orçamento federal para rodovias aplicado apenas no Paraná. A proposta prevê investimento de R$ 5 bilhões por ano, nos primeiros sete anos de contrato. 

A concorrência será pela bolsa de valores de São Paulo, empresas do mundo todo podem participar e a sociedade poderá acompanhar. A nova modelagem precisa estar pronta em trinta dias para encaminhamento ao Tribunal de Contas da União. O secretário de infraestrutura do Estado, Sandro Alex, classificou como uma corrida contra o tempo. 

O governador disse que torce para que o Tribunal de Contas seja rápido na análise, mas não tem como prever o prazo. Ratinho Júnior ressaltou, no entanto, que não prorrogará o atual contrato. 

O atual contrato vai até novembro.

Por Livia de Oliveira

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