QUINTA, 09/04/2020, 19:09

Ratinho Júnior anuncia ampliação de estrutura hospitalar para o combate à COVID-19

Secretário de Saúde também anunciou autorização para que o TECPAR feche parceria com outras instituições para produzir a cloroquina aqui no estado.

Segundo o governador, até esta quinta-feira, o estado contratou 419 novos leitos adultos de UTI em todas as regiões e a promessa é de que nas próximas semanas a estrutura hospitalar de urgência vai aumentar, com a incorporação de mais 80 leitos de UTI em três hospitais regionais, de Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba, para atender exclusivamente os pacientes da Covid-19.

Para o Hospital Universitário aqui de Londrina, nessa primeira etapa, serão 36 novos leitos de UTI e 76 de enfermaria. Mas o número, segundo o governo, pode chegar a mais 34 novas UTIs e outros 66 leitos de enfermaria. No caso do HU, será utilizado o prédio da nova maternidade, que tem cinco mil metros quadrados e está praticamente concluído, e parte do novo Pronto Socorro.

De acordo com o governador, o Estado tem ainda orçamento para contratar outros 629 leitos adultos de UTI para uso de pacientes do SUS.  Com isso, o Paraná, segundo o Governo, pode chegar a pouco mais de 1.100 novos leitos adultos de UTI para atendimento exclusivo da doença.

Sobre o decreto estadual que estabeleceu restrições no funcionamento de vários segmentos do setor produtivo, o governador garantiu que as proibições continuam, pelo menos por enquanto, e que o isolamento social ainda é a principal medida de enfrentamento à pandemia.

O secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, informou ainda que a programação inicial era contratar 317 novos leitos imediatamente, mas o número foi ampliado para 419 em função da disponibilidade oferecida pela rede pública e privada.

O secretário também falou sobre o uso da cloroquina entre os pacientes com a COVID-19 e informou que o governador já autorizou o TECPAR a fabricar o medicamento aqui no Paraná.

Comentários