SEGUNDA, 21/01/2019, 06:25

Ratinho Junior diz que Copel e Sanepar não serão privatizadas

Governador afirma que empresas são bem administradas e tem papel social e estratégico importante. Mas não descarta parcerias privadas em outros setores.

Com as ações da Sanepar chegando ao seu maior valor histórico, depois de uma valorização de quase 6% essa semana, e das ações da Copel alcançarem o maior valor dos últimos doze meses na bolsa brasileira e abrir com alta também na Bolsa de Nova York, o governador Ratinho Junior garantiu que as duas estatais são intocáveis e não serão vendidas durante seu governo, apesar dele ser um defensor das parcerias com a iniciativa privada.

Segundo Ratinho Júnior, os planos de seu governo envolvem a modernização das duas empresas, o aumento da eficiência e a redução dos custos. Na avaliação do governador, a definição de diretrizes para as duas companhias, além do anúncio de seus novos dirigentes, teriam agradado o mercado.

Ratinho Júnior não descartou parcerias com a iniciativa privada em algumas áreas específicas, que na avaliação dele, podem ser vantajosas para o estado. E citou o exemplo da Compagas, a concessionária estadual de distribuição de gás, empresa de economia mista que tem como acionistas a Copel, com 51% das ações, e a Gaspetro, subsidiária da Petrobras, e a Mitsui Gás e Energia com participações iguais. Ratinho destacou que tanto Copel quanto Sanepar são bem administradas e têm um papel estratégico e social importante para o estado.

A Sanepar tem mais de 7.100 funcionários e é responsável por cerca de mil poços tubulares de captação subterrânea, 166 Estações de Tratamento de Água e pouco mais de 240 Estações de Tratamento de Esgoto por todo o estado. São mais de 3 milhões de ligações e quase 53 mil quilômetros de rede de distribuição de água.

Na coleta e tratamento de esgoto, o índice de cobertura é de 70% e a rede da empresa tem mais de 35 mil quilômetros de extensão. A Sanepar opera ainda aterros sanitários em Apucarana, Cianorte e Cornélio Procópio, que juntos tratam mais de 62 mil toneladas de resíduos por ano.

A Copel é a maior empresa do Paraná e tem mais de 7.600 funcionários. Atua em dez estados, nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Em média, são cerca de 70 mil novas ligações anuais, atendendo praticamente 100% dos domicílios das áreas urbanas e mais de 90% das regiões rurais.

A empresa tem um parque gerador próprio com 30 usinas e participações em outras 11. Além de um sistema de transmissão com mais de 4 mil km de linhas e 45 subestações automatizadas. O sistema de distribuição a coloca como a terceira maior do país no quesito, com 195 mil km de linhas e 362 subestações automatizadas. Na área de telecomunicações, a Copel tem 30 mil km de fibra óptica e atende a quase 50 mil clientes nas 399 cidades do estado e em dois municípios de Santa Catarina.

Comentários