QUARTA, 27/04/2022, 10:32

Receita Federal apreende cerca de R$ 1 milhão de produtos contrabandeados do Paraguai em rodovia do norte do estado.

Falso ônibus de turismo saiu de Foz do Iguaçu com destino à São Paulo com celulares, vinhos e cigarros eletrônicos.

As equipes da Receita Federal de Londrina apreenderam mercadorias contrabandeadas do Paraguai que estavam em um ônibus de turismo em abordagem feita por volta das 23h30 desta terça-feira (26) na PR-323 em Sertanópolis. O ônibus partiu de Foz do Iguaçu com destino à São Paulo.

Entre os produtos apreendidos estão celulares, vinhos e cigarros eletrônicos que estavam no bagageiro e também empilhados no interior do veículo.   A estimativa preliminar é que o valor do contrabandeado esteja em torno de um milhão de reais. 

De acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina,  Reginaldo Cezar Cardoso, muitos ônibus de turismo são usados com passageiros ‘laranjas’ para prática de crimes de contrabando e descaminho.   Os valores de produtos apreendidos estão bem acima da cota de US$ 500 dólares por pessoa. 

Os passageiros não se responsabilizaram pelas mercadorias, então,  como não houve a devida identificação da bagagem, a responsabilidade recai sobre o motorista e os proprietários do veículo. 

O motoristas e os passageiros identificados foram liberados pela polícia e podem responder por contrabando e descaminho. Já o ônibus foi recolhido e as mercadorias estão  lacradas e guardadas no depósito da Receita Federal em Londrina.   A declaração, contagem, avaliação e definição dos tributos sonegados será realizada no decorrer desta quarta-feira. 

Por Guilherme Marconi

Comentários