QUINTA, 29/10/2020, 15:00

Receita Federal envia cartas aos contribuintes retidos na malha fina em Londrina e região

O objetivo é orientar para autocorreção nas pendências e evitar autuação fiscal e multas

A Receita Federal começou a enviar nesta quinta-feira cartas aos contribuintes retidos na malha fina na declaração do Imposto de Renda das Pessoas Físicas do exercício 2020. No Paraná, mais de 18 mil contribuintes receberão a correspondência. Já em Londrina e região são 2.273 contribuintes que irão receber a carta com alerta para essa autoregularização.  Ou seja, metade dos 5070 contribuintes que caíram na malha fina, que representam 1,7% do total de declarações apresentadas no ano.

Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal em Londrina, Davi de Oliveira, não se trata de uma penalidade com intimação fiscal. Objetivo é orientar esse contribuinte a fazer a correção nas pendências.

As principais pendências que podem constatadas são: falta de informações ou documentos, duplicação na hora de indicar dependentes ou falta de informações de rendimentos.

Para saber a situação na declaração do Imposto de Renda de 2020 basta consultar as informações disponíveis na página da Receita Federal na internet. A declaração retida em malha fiscal sempre apresenta mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.  A Receita Federal adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências. A autorregularização pode evitar autuação fiscal e multas de ofício.

Por Guilherme Marconi

Comentários