SEGUNDA, 12/08/2019, 19:24

Receita Federal fecha o cerco contra sonegação de empresas

No Paraná, quase 600 contribuintes pessoa jurídica foram notificados por alguma divergência nos valores declarados.

O Leão está de olho nas empresas que não recolheram o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. É mais uma etapa do Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica. Em todo o país, o total de indícios de sonegação verificados pela Receita federal, só nesta operação para o ano-calendário de 2015, soma aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Mais de 12 mil contribuintes pessoa jurídica foram notificados, por correspondência, sobre divergências entre o total de crédito tributário declarado e as informações de sua Escrituração Contábil Fiscal.

O número de cartas enviadas às empresas de Londrina não foram divulgados pela Receita, mas no Paraná 566 contribuintes receberam o comunicado. No total, os valores divergentes somam mais de R$ 44 milhões.

O delegado da Receita Federal em Londrina, Davi Oliveira, diz que mesmo quem não foi intimado, mas identificou algum erro nas informações, pode fazer a autorregularização e evitar a fiscalização do auditor.

 As divergências encontradas pelo Fisco e as orientações para a autorregularização podem ser conferidas na correspondência enviada pelos Correios. Davi Oliveira esclarece que o contribuinte também pode acessar a notificação pelo atendimento Virtual da Receita, o chamado e-CAC, ou pelo e-mail.

De acordo com o superintendente da Receita em Londrina, as multas para quem não fizer a autorregularização variam a depender da situação, se foi o caso de omissão, atraso ou mesmo fraude.

Comentários