QUARTA, 27/10/2021, 18:10

Reclamações sobre empréstimo consignado crescem mais de 100% nos últimos doze meses

Em alguns casos, instituição financeira realizou depósito bancário sem autorização e cliente só ficou sabendo da operação após ter parte da aposentadoria descontada.

Um balanço divulgado pelo Procon-PR nesta semana mostrou um aumento expressivo no número de reclamações relacionadas a crédito consignado. Segundo os dados, este tipo de ação cresceu 132% ao longo dos últimos doze meses. Foram 655 registros no período atual, contra 282, no anterior.

De acordo com o órgão, o depósito de dinheiro sem autorização é uma das queixas mais frequentes. Em alguns casos, a pessoa só ficou sabendo da operação quando começou a receber a cobrança, como conta o presidente do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor em Londrina (Procon-LD) Thiago Mota.

No entanto, o Código de Defesa do Consumidor impede que produtos e serviços sejam encaminhados sem que o cliente tenha feito o pedido. A normativa define que a instituição devolva o valor em dobro para a vítima que foi cobrada de forma indevida.

Além disso, o Procon também notifica as empresas que são identificadas realizando este tipo de atividade. Segundo Mota, a primeira medida a se tomar por quem teve algum valor depositado sem autorização é não usar o dinheiro e buscar a ajuda do Núcleo.

O presidente do Núcleo em Londrina também recomenda que os clientes busquem mais informações sobre as instituições que estão oferecendo crédito. Ele destaca que as empresas podem ser penalizadas caso seja constatado algum tipo de prática irregular.

Outros cuidados reforçam a segurança e ajudam a evitar este tipo de situação. Recomenda-se não informar pelo telefone nenhum dado pessoal, como RG e CPF. O cliente também deve estar atento ao contrato, às condições do crédito oferecido e só deve assinar o documento, caso não restem dúvidas sobre o acordado.

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