QUINTA, 24/09/2020, 19:43

Recuperado da Covid-19, prefeito volta ao trabalho e anuncia reabertura dos bares e o fim da lei seca

Marcelo Belinati também decidiu ampliar horário do comércio e dos shoppings, que voltam a reabrir aos sábados. Parques e praças continuam interditados.

Dez dias após confirmar o diagnóstico positivo para a Covid-19 pelas redes sociais, na segunda-feira da semana passada, e de cumprir a quarentena em casa, o prefeito Marcelo Belinati voltou à ativa nesta quinta-feira e já convocou uma entrevista coletiva para falar sobre os decretos que fecharam os bares e espaços públicos e proibiram a venda de bebida alcoólica para consumo presencial em qualquer estabelecimento.

Ao lado do secretário de Saúde, Felippe Machado, que apesar da proximidade com o prefeito não contraiu a doença, Belinati começou a transmissão falando do número de casos entre os jovens, que correspondem a mais de 50% do total da cidade e afirmou que esse foi um dos principais motivos para as medidas tomadas.

Segundo o prefeito, as restrições surtiram efeito e foram extremamente positivas para controlar a doença nos últimos dias. Belinati também apresentou os números de ocupação de leitos de UTI na cidade e comparou aos de outros municípios.  Outro dado apresentado pelo prefeito foi o índice de transmissão da doença, que também recuou nos últimos dias. Belinati destacou ainda a chamada média móvel, que caiu de 157 para 136 casos diários e disse que as medidas cirúrgicas, nas palavras dele, deram resultado.

Depois de uma apresentação de mais 30 minutos sobre os números da doença na cidade nos últimos dias, Belinati anunciou que o decreto que determinou o fechamento dos bares não será prorrogado e eles voltam a funcionar até às 22h. O prefeito pediu que os empresários ajudem o Município e disse que será tolerância zero para qualquer irregularidade.

Belinati garantiu que a força-tarefa vai continuar atuando ostensivamente. Em relação aos parques e praças, e também as chácaras de aluguel para eventos, nenhuma mudança. Os espaços continuam fechados até o fim da semana que vem, em grande parte por conta da previsão de tempo bom para os próximos dias.

No caso do comércio, que vinha pedindo uma ampliação do horário há algumas semanas, o prefeito elogiou o esforço dos empresários do setor em seguir as medidas determinadas pelo Executivo e anunciou a ampliação do horário de funcionamento durante a semana e a abertura aos sábados, a partir de segunda-feira, com base em dados técnicos, segundo Belinati. Tem mudança também nos shoppings, que passam a abrir aos sábados e durante a semana até às 22h.

O decreto com as alterações foi publicado pela prefeitura ainda na noite desta quinta-feira.

Por Marcos Garrido

Comentários