QUARTA, 27/02/2019, 19:36

Relatório da Secretaria de Segurança mostra queda no número de homicídios em todo o estado

Maior redução, 46%, foi registrada na 20ª Área de Segurança, que tem Londrina e mais quatro municípios. Delegado-chefe da Polícia Civil relaciona queda significativa de homicídios na região ao combate ao tráfico de drogas.

O balanço de homicídios no Paraná, divulgado pela secretaria de Segurança Pública, registrou 1.955 casos. Uma redução de 10,6% em relação a 2017, quando foram registrados 2.187 assassinatos em todo o estado. O número é o menor desde 2007, quando os dados começaram a ser registrados oficialmente. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado ficou em pouco mais de 17%.

Dos 399 municípios paranaenses, 146 não registraram assassinatos entre janeiro e dezembro de 2018, e 113 tiveram um ou dois homicídios. De acordo com o relatório da secretaria de Segurança, a maior redução foi registrada na 20ª Área Integrada de Segurança Pública, que além de Londrina, tem Cambé, Ibiporã, Tamarana e Jataizinho. A queda foi de 46% no número de homicídios em todo o ano passado.

O delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Osmir Neves, avalia que a redução do número de homicídios em Londrina e nos outros municípios que compõem a Área Integrada de Segurança tem forte relação com o combate sistemático ao tráfico de drogas que vem sendo desenvolvido na região.

O delegado-chefe destaca que, dos cinco municípios da Área Integrada, a maior redução ocorreu justamente em Londrina. Osmir Neves afirma ainda que são dois anos seguidos de queda no número de assassinatos aqui na cidade.

Bem atrás de Londrina, aparecem no relatório da Secretaria de Segurança, a Área Integrada de Cascavel, que teve uma redução de 30% no número de homicídios. Logo depois vem a 19ª Área de Rolândia, com -24%. A capital do Estado registrou uma queda de 21% nas ocorrências de assassinatos em relação a 2017.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade