TERCA, 20/06/2017, 20:15

Restauração do Museu de Arte de Londrina vai custar R$ 5 milhões

Projeto arquitetônico já está pronto e secretaria de Cultura agora corre atrás do dinheiro para iniciar a obra.

Construído em 1952, o prédio onde já funcionou a antiga rodoviária de Londrina foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico como primeira construção da arquitetura moderna do Estado. Após passar por uma grande reforma, em 1993 passou a abrigar o Museu de Arte da cidade. Segundo o secretário de Cultura, Caio Cesaro, o projeto arquitetônico de restauração do Museu já está pronto. O secretário diz que na semana passada esteve na sede do BNDES em busca de financiamento para obra. De acordo com Cesaro, a secretaria agora está preparando um projeto completo, inclusive com os usos que o espaço vai ter após a restauração.

 Segundo o secretário, após a restauração a ideia é ampliar a realização de feiras e eventos na área externa do Museu. Caio Cesaro destaca que, além dos recursos do BNDES, a prefeitura vem buscando novas linhas de financiamento para a restauração de prédios com valor histórico para a cidade.

A obra de restauração do Museu de Arte, de acordo com Cesaro, deve custar cerca de R$ 5 milhões. Segundo o secretário, o prédio já precisava de uma reforma geral há um bom tempo.

O prédio onde funciona o museu foi projetado pelo renomado arquiteto curitibano Vilanova Artigas, que em Londrina projetou, entre outros prédios, o antigo Terminal Rodoviário e o Centro Comercial.

Comentários