QUINTA, 12/09/2019, 19:46

Reunião avalia impactos dos cortes federais nas pesquisas da UEL

Levantamento feito pela universidade aponta perda de 230 bolsas de mestrado e doutorado, quase 40% do total.

A reunião, coordenada pelo reitor da universidade, Sérgio Carvalho, teve a participação do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Amauri Alfieri, de diretores da Pró-reitoria e de estudantes, professores e coordenadores dos cursos de Pós-graduação Strictu sensu da UEL.

O encontro teve como objetivo avaliar as consequências dos cortes de recursos para a pesquisa da Universidade anunciados no início do mês pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, e que devem ocorrer neste segundo semestre e continuar em 2020.

Durante o encontro foi apresentado um quadro geral dos cortes, com os números e as consequências para a produção científica e até para a economia local e regional.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL, Amauri Alfieri, o levantamento feito pela universidade aponta a perda de 230 bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado, quase 40% das cerca de 520. Isso se não houver novos cortes.

E os cortes seguem no ano que vem. O Ministério da Educação já divulgou que em 2020 a instituição só vai ter metade do Orçamento de 2019, algo em torno de R$ 2,2 bilhões.

No total, a Capes anunciou que vai deixar de disponibilizar cerca de 11 mil bolsas e também não vai aceitar novos pesquisadores.

Comentários